SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37PROFESSIONAL EDUCATION AND THE WORK WORLD AS PERCEIVED BY MIDDLE-LEVEL TECHNICAL COURSE STUDENTSA BASIS FOR SOCIALIZED SEMIFORMATION: THE VULGARIZATION OF CRITICISM AS A CONSENSUS-PRODUCING STRATEGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VERDERIO, ALEX; SILVA, JANAINE ZDEBSKI DA; CAMPOS, JOÃO CARLOS DE  and  LEITE, VALTER DE JESUS. FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INTERFACE EDUCAÇÃO SUPERIOR - EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIOESTE. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e229524.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698229524.

Analisa o percurso e a efetividade dos cursos de graduação em alternância para formação de educadoras e educadores do campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com foco na inserção e permanência dos setores populares na Universidade pública. A elaboração tem como referencial empírico as experiências dos cursos de Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo, concretizadas entre 2004 - 2017 na Unioeste e que promoveram a formação de 137 estudantes. Além das experiências, a análise voltou-se para as Monografias elaboradas nos cursos que, ao tratar de questões da realidade de inserção dos estudantes-pesquisadores evidenciam a relação entre Educação Superior e Educação Básica do Campo a partir da formação de educadores. As experiências formativas analisadas imprimem contribuições na ressignificação da função social da Universidade que incidem no redimensionamento do acesso, do conteúdo e da forma na Educação Superior em sua interface com a Educação do Campo.

Keywords : Educação Superior; Educação do Campo; Regime de Alternância; Inclusão de Setores Populares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )