SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INTERFACE EDUCAÇÃO SUPERIOR - EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIOESTEEDUCAÇÃO E ESPORTE: ANALISANDO O TEMPO ESCOLAR DO ESTUDANTE-ATLETA DE FUTEBOL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CHAVES, PRISCILA MONTEIRO. UMA BASE PARA A SEMIFORMAÇÃO SOCIALIZADA: A VULGARIZAÇÃO DA CRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DO CONSENSO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e228059.  Epub 29-Mar-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228059.

Considerando o empreendimento que vem ocorrendo para a implementação da Base Nacional Comum Curricular, neste artigo é proposta uma análise da sua última versão com foco específico no que é normatizado para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, estabelecendo relações, em um segundo plano, com a área das linguagens nessa mesma etapa da educação. A perspectiva metodológica utilizada é a análise crítica discursiva, ancorada nas relações dialéticas entre linguagem e prática social, partindo do pressuposto que, no âmbito do discurso, é possível compreender as coerções políticas e sociais. Infere-se que a política em questão opera na inserção das ideias de regeneração aparente da cultura democrática, de estimulo não à cultura radicalmente participativa, mas da socialização da pseudoparticipação, como mais uma força no progresso dos interesses das frações da burguesia e se vale de um arsenal teórico-discursivo crítico e engajado como mais uma estratégia de produção de consenso entre os professores.

Palavras-chave : BNCC; Língua Portuguesa; semiformação socializada; linguagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )