SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A BASIS FOR SOCIALIZED SEMIFORMATION: THE VULGARIZATION OF CRITICISM AS A CONSENSUS-PRODUCING STRATEGYSTREET-LEVEL BUREAUCRACY AND PUBLIC POLICIES: ANALYZING EDUCATIONAL POLICY IMPLEMENTATION FROM THE PERSPECTIVE OF SCHOOLS AND TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ROCHA, HUGO PAULA ALMEIDA DA; MELO, LEONARDO BERNARDES SILVA DE; COSTA, MIGUEL ATAÍDE PINTO DA  and  SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES. EDUCAÇÃO E ESPORTE: ANALISANDO O TEMPO ESCOLAR DO ESTUDANTE-ATLETA DE FUTEBOL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20719.  Epub Apr 07, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820719.

O artigo analisa o Tempo de Permanência na Escola (TPE) dos estudantes-atletas de futebol a partir da adaptação do modelo de cálculo proposto por Neri (2009). A variável tempo nos serviu para verificar o investimento do estudante-atleta na dupla carreira esportiva. Realizamos a pesquisa com 62 estudantes-atletas residentes no alojamento de um tradicional clube de futebol do Rio de Janeiro, cuja faixa etária está entre 14 e 17 anos. Para o levantamento de dados, foi utilizado um questionário estruturado e, para a análise, o modelo metodológico para o cálculo do TPE de estudantes-atletas. Observamos que estudos na área da educação e da educação física insinuam que o tempo de dedicação aos treinamentos esportivos concorrem com o tempo escolar e o prejudicam. Os resultados do nosso estudo sugerem que o problema da redução do TPE dos estudantes-atletas é provocado pelo descumprimento e pela flexibilização das normas escolares por parte da própria instituição escolar.

Keywords : Dupla carreira; educação; esporte; tempo de permanência na escola; estudantes-atletas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )