SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37UNA BASE PARA LA SEMIFORMACIÓN SOCIALIZADA: LA VULGARIZACIÓN DE LA CRÍTICA COMO ESTRATEGIA EN LA PRODUCCIÓN DEL CONSENSOBUROCRACIA A NIVEL DE LA CALLE Y POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISIS DE LA IMPLEMENTACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS ESCUELAS Y LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ROCHA, HUGO PAULA ALMEIDA DA; MELO, LEONARDO BERNARDES SILVA DE; COSTA, MIGUEL ATAÍDE PINTO DA  y  SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES. EDUCAÇÃO E ESPORTE: ANALISANDO O TEMPO ESCOLAR DO ESTUDANTE-ATLETA DE FUTEBOL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20719.  Epub 07-Abr-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820719.

O artigo analisa o Tempo de Permanência na Escola (TPE) dos estudantes-atletas de futebol a partir da adaptação do modelo de cálculo proposto por Neri (2009). A variável tempo nos serviu para verificar o investimento do estudante-atleta na dupla carreira esportiva. Realizamos a pesquisa com 62 estudantes-atletas residentes no alojamento de um tradicional clube de futebol do Rio de Janeiro, cuja faixa etária está entre 14 e 17 anos. Para o levantamento de dados, foi utilizado um questionário estruturado e, para a análise, o modelo metodológico para o cálculo do TPE de estudantes-atletas. Observamos que estudos na área da educação e da educação física insinuam que o tempo de dedicação aos treinamentos esportivos concorrem com o tempo escolar e o prejudicam. Os resultados do nosso estudo sugerem que o problema da redução do TPE dos estudantes-atletas é provocado pelo descumprimento e pela flexibilização das normas escolares por parte da própria instituição escolar.

Palabras clave : Dupla carreira; educação; esporte; tempo de permanência na escola; estudantes-atletas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )