SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37BUROCRACIA A NIVEL DE LA CALLE Y POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISIS DE LA IMPLEMENTACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS ESCUELAS Y LOS PROFESORESORGANIZACIÓN DEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN ESCUELAS RURALES DEL ESTADO DE MATO GROSSO EN LOS AÑOS DE 1980 Y 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ROLLEMBERG, GRAZIELLA  y  FARIAS, MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NO BRASIL: SUBSÍDIO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e233140.  Epub 07-Abr-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233140.

O debate sobre as Tecnologias Sociais tem chegado a vários setores da sociedade, incluindo as instituições de ensino e pesquisa. Entretanto, ainda são poucos os projetos desse tipo produzidos nesses contextos e há carência na formação voltada para o desenvolvimento prático desse tipo de intervenção em comunidades brasileiras, o que dificulta sua viabilização, sobretudo em contextos educacionais, nos quais é preciso planejar e avaliar as ações educativas. Neste artigo, as TS são analisadas sob a perspectiva de sua aplicação à Educação Profissional e Tecnológica, especificamente nos Institutos Federais. São apresentados os resultados de um Estudo de Mapeamento Sistemático que selecionou estudos primários indicativos de aspectos metodológicos de desenvolvimento de projetos concretos de TS implementados em comunidades brasileiras. Ao final do mapeamento, 186 artigos, i.e. apenas 5,9% da amostra analisada, evidenciaram a metodologia aplicada ao desenvolvimento da TS. A partir da discussão dos resultados do mapeamento, foi conduzida uma Análise Temática para analisar qualitativamente padrões significativos do conjunto de dados que revelassem métodos e processos de produção de TS, no sentido de sistematizar um produto educacional de formação docente. O produto propôs trilhas colaborativas de desenvolvimento de TS adequadas às especificidades locais com a meta de elaborar um projeto em TS aplicável a seus Campi de atuação no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Como forma de aplicação e avaliação do produto educacional, foi desenvolvido um Estudo de Caso com docentes e técnicos do IFS - Campus Lagarto que resultou em bons prognósticos de aplicação mais ampla.

Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica; Tecnologias Sociais; Produto educacional; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )