SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL WORK IN RURAL SCHOOL OF THE STATE OF MATO GROSSO AT THE YEARS 1980 AND 1990PROBLEM-BASED LEARNING: AN EXPERIENCE IN SECONDARY SCHOOL APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PEREZ, JUANITA MERCHÁN  and  MOTA NETO, JOÃO COLARES DA. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e233148.  Epub Apr 15, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233148.

Este artigo é resultado de uma Investigação-Ação Participativa realizada durante um estágio profissional de Serviço Social da Universidad Nacional de Colombia nas atividades pedagógicas do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará em uma Instituição de longa permanência para idosos (ILPI) na cidade de Belém-Brasil. Tem como objetivo refletir criticamente e socializar os aportes teórico-metodológicos que se realizaram a partir do Serviço Social Colombiano à Educação Popular com Idosos(as) na cidade de Belém-Brasil. Para tanto, expõem-se as metodologias e técnicas participativas (a cartografia social e a árvore de problemas) como um diálogo transdisciplinar entre o Serviço Social Colombiano e a Educação Popular, que permite que se formem cenários de conscientização popular com pessoas da terceira idade de Belém. Os resultados atualizam o debate sobre a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa, evidenciando sua vigência junto a um segmento populacional pouco investigado nos estudos educacionais, os idosos tutelados pelo Estado.

Keywords : Serviço Social; Educação Popular; Investigação-Ação Participativa; Árvore de Problemas; Cartografia Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )