SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37ORGANIZACIÓN DEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN ESCUELAS RURALES DEL ESTADO DE MATO GROSSO EN LOS AÑOS DE 1980 Y 1990APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS: UNA EXPERIENCIA EN EDUCACIÓN PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PEREZ, JUANITA MERCHÁN  y  MOTA NETO, JOÃO COLARES DA. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e233148.  Epub 15-Abr-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233148.

Este artigo é resultado de uma Investigação-Ação Participativa realizada durante um estágio profissional de Serviço Social da Universidad Nacional de Colombia nas atividades pedagógicas do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará em uma Instituição de longa permanência para idosos (ILPI) na cidade de Belém-Brasil. Tem como objetivo refletir criticamente e socializar os aportes teórico-metodológicos que se realizaram a partir do Serviço Social Colombiano à Educação Popular com Idosos(as) na cidade de Belém-Brasil. Para tanto, expõem-se as metodologias e técnicas participativas (a cartografia social e a árvore de problemas) como um diálogo transdisciplinar entre o Serviço Social Colombiano e a Educação Popular, que permite que se formem cenários de conscientização popular com pessoas da terceira idade de Belém. Os resultados atualizam o debate sobre a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa, evidenciando sua vigência junto a um segmento populacional pouco investigado nos estudos educacionais, os idosos tutelados pelo Estado.

Palabras clave : Serviço Social; Educação Popular; Investigação-Ação Participativa; Árvore de Problemas; Cartografia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )