SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37CONTRIBUTIONS OF COLOMBIAN SOCIAL WORK TO POPULAR EDUCATION WITH THE OLDER ADULTS IN THE BRAZILIAN AMAZONIDEOLOGY AND EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF LOUIS ALTHUSSER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BOROCHOVICIUS, ELI  and  TASSONI, ELVIRA CRISTINA MARTINS. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20706.  Epub Apr 16, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820706.

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio de trabalhos colaborativos. O método pode ser aplicado em diferentes áreas do saber, e há prevalência de sua aplicação no Ensino Superior, com escassas pesquisas aplicadas ao Ensino Fundamental. Sobre o papel do professor, alguns autores defendem o docente como mediador importante na aprendizagem e outros lhe conferem um papel de coadjuvante. A ABP contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, promovendo uma aprendizagem significativa. Apresenta-se uma pesquisa qualitativa do tipo colaborativa, com o objetivo de identificar as mudanças na relação ensino e aprendizagem com a aplicação da ABP na disciplina de História do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Os resultados mostraram que a ABP permite maior aproximação do professor com os alunos, potencializando a aprendizagem.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; ensino fundamental; formação de professor; metodologia ativa; processo de ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )