SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS: UNA EXPERIENCIA EN EDUCACIÓN PRIMARIALÍNEAS DE VUELO DE UM BEBÉ SORDO: TRAMAS Y AGENCIAS EM LOS PROCESOS DE SUBJETIVACIÓN Y EDUCACION índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FOFANO, DEBORA KLIPPEL  y  RECH, HILDEMAR LUIZ. IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE LOUIS ALTHUSSER. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e232216.  Epub 20-Abr-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698232216.

Abordar a ideologia exige a capacidade de adentrar diferentes perspectivas contemporâneas dessa temática, visto que este fenômeno adquire configurações crescentemente mais complexas atualmente. Escolhemos o filósofo esloveno Slavoj Žižek como articulador da miríade de conceitos sobre a ideologia e, tomamos por fundamento a teoria de Althusser e seus conceitos de Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. Ao tensionar reflexivamente os conceitos visualizamos como a ideologia atua, quais seus elementos fulcrais. Para tanto, dentro da tradição filosófica, aproximamos a perspectiva do aparelho de Althusser, aos conceitos de positividade de Hegel, dispositivo de Foucault e Agamben e “grande Outro” de Lacan, como mecanismos de controle e alienação do sujeito. Desse modo, compreenderemos melhor a crítica ao “Aparelho Ideológico Escolar” e seus desdobramentos no que diz respeito à educação brasileira. Nesse sentindo, percebemos também os limites do pensamento de Althusser, no que se refere ao processo de subjetivação e dessubjetivação, e de como o processo de educação é atravessado por variados fenômenos e acontecimentos, uma vez que pode estar em permanente transformação, pois nunca é completo, como o sujeito também nunca é.

Palabras clave : Ideologia; Aparelho Ideológico; Subjetivação e Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )