SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37EL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BECAS DE INICIACIÓN A LA DOCENCIA: ¿UN CONTEXTO FAVORABLE AL DESARROLLO DE LA CAPACIDAD DE REFLEXIÓN?ENSEÑANDO ÉTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

DALMOLIN, ANTONIO MARCOS TEIXEIRA  y  GARCIA, ROSANE NUNES. O CANTO DOS PÁSSAROS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFRGS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20715.  Epub 02-Mayo-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820715.

A pesquisa apresentada neste artigo se estruturou a partir do seguinte problema: como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras? Os objetivos foram: a) Compreender como se estabelece o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, nas LEDOC/UFRGS, a partir das vivências relatadas pelos egressos e egressas; b) Identificar vivências dos egressos e das egressas das LEDOC/UFRGS, desenvolvidas durante o curso, a partir das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Ciências da Natureza; Interdisciplinaridade; Formação Docente; Análise Textual Discursiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )