SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37LA CANCIÓN DEL PÁJAROS EGRESOS DE LA EDUCACIÓN RURAL EN CIENCIAS DE LA NATURALEZA DE LA UFRGSREPERTORIO DE ACCIONES Y CONFERENCIAS EDUCACIONALES: INTELECTUALES Y DISPUTA DE PROYECTOS POR LA MODERNIDAD EDUCACIONAL (BRASIL, AÑOS 1920) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

NUNES-NETO, NEI  y  CONRADO, DÁLIA MELISSA. ENSINANDO ÉTICA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24578.  Epub 03-Mayo-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824578.

Tomando como um contexto relevante os graves problemas socioambientais enfrentados atualmente pela humanidade (por exemplo, pandemias ou mudanças climáticas) e a necessidade de aprimorar a formação de sujeitos capazes de lidar com essas situações, este texto está dedicado ao ensino explícito de ética. Neste sentido, visando contribuir para uma transposição didática de conteúdos relativos à ética, temos como objetivo apresentar uma matriz de referência de conceitos e esquemas articulados, em Filosofia moral, sobretudo, mas não exclusivamente, para a educação em ciências. Para isso, ofereceremos como principais contribuições: (1) uma concepção geral de ética, e uma distinção moderada entre ética, como domínio do contingente, de um lado, e natureza, como domínio do necessário, de outro; (2) uma análise do conceito de valor em dois eixos: um focado sobre o valor da ação (com as categorias: deontologia, utilitarismo e ética das virtudes), e outro dedicado ao valor dos seres (com categorias de consideração moral ou ontologia moral: individualismo, antropocentrismo seletivo, antropocentrismo, senciocentrismo, biocentrismo, ecocentrismo e socio-ecocentrismo); e, por fim, (3) recomendações para o ensino de ética, com ênfase sobre o fomento ao cultivo de virtudes para a ampliação da consideração moral, uma tendência que é consistente com o projeto de uma educação para a formação de agentes virtuosos, algo que está demandado pelos graves problemas socioambientais do nosso tempo. Desse modo, esperamos que educadores e pesquisadores possam discutir e aplicar essas contribuições em seu cotidiano profissional.

Palabras clave : problemas socioambientais; moral; valores; virtudes; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )