SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37THE NEEDS ON THE TRAINING OF SCIENCE TEACHERS IN COUNTRYSIDE SCHOOLS: AN INVESTIGATION IN THE SEMI-ARID OF PIAUÍ, BRAZILIDENTIFICATION PROCESSES AND DEFERENCE BEHAVIOR IN SCHOOLBOOKS FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LOCATELLI, CLEOMAR. O (DES) COMPROMETIMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA DE NÍVEL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24551.  Epub June 09, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824551.

O artigo aborda o tratamento dado à formação docente nos planos municipais de educação. Tem como objetivo analisar o comprometimento dos municípios com a formação específica de nível superior e suas possíveis aproximações com tendências de flexibilização da formação inicial do professor. A pesquisa, de caráter predominantemente documental, abarcou dez planos municipais de educação da região Norte do estado do Tocantins e levantou informações correspondentes ao que preconiza a Meta 15 do PNE (2014). Constata-se, nas proposições do planejamento educacional local, maior adesão ou repercussão das demandas que tiveram origem no plano nacional e menor incidência de iniciativas próprias. Parte significativa dos planos municipais analisados adota uma postura de comprometimento indireto ou parcial com a formação específica de nível superior, tornado menos evidente o indicador que revela o cumprimento da meta. Constata-se, ainda, uma razoável aceitação ou repercussão de tendências de caráter tecnicistas para a formação do professor, enfatizando a valorização de experiências práticas e ignorando a defesa da formação universitária/teórica/científica e crítica.

Keywords : Formação docente; experiência prática; Planos municipais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )