SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37NECESIDADES DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN ESCUELAS RURALES: UNA INVESTIGACIÓN EN EL SEMIÁRIDO PIAUIENSEPROCESOS DE IDENTIFICACIÓN Y COMPORTAMIENTO DE DEFERENCIA EN MATERIALES DIDÁCTICOS PARA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LOCATELLI, CLEOMAR. O (DES) COMPROMETIMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA DE NÍVEL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24551.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824551.

O artigo aborda o tratamento dado à formação docente nos planos municipais de educação. Tem como objetivo analisar o comprometimento dos municípios com a formação específica de nível superior e suas possíveis aproximações com tendências de flexibilização da formação inicial do professor. A pesquisa, de caráter predominantemente documental, abarcou dez planos municipais de educação da região Norte do estado do Tocantins e levantou informações correspondentes ao que preconiza a Meta 15 do PNE (2014). Constata-se, nas proposições do planejamento educacional local, maior adesão ou repercussão das demandas que tiveram origem no plano nacional e menor incidência de iniciativas próprias. Parte significativa dos planos municipais analisados adota uma postura de comprometimento indireto ou parcial com a formação específica de nível superior, tornado menos evidente o indicador que revela o cumprimento da meta. Constata-se, ainda, uma razoável aceitação ou repercussão de tendências de caráter tecnicistas para a formação do professor, enfatizando a valorização de experiências práticas e ignorando a defesa da formação universitária/teórica/científica e crítica.

Palabras clave : Formação docente; experiência prática; Planos municipais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )