SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37EL (DES) COMPROMISO DE LOS PLANES DE EDUCACIÓN MUNICIPAL PARA LA FORMACIÓN ESPECÍFICA DE ENSEÑANZA DE UN NIVEL SUPERIORMODELOS DE PROFESOR Y ALUMNO SUSTENTADOS EN DOCUMENTOS OFICIALES: DEL PCN AL BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PEREIRA, ANDERSON DE CARVALHO. PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235056.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235056.

Vários materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem orientações fundamentadas em comportamentos de deferência que indicam: modos de se portar em um debate, lições sobre honestidade e modos de respeitar o outro. Nesta pesquisa, mostramos de que modo alguns indícios, algumas dessas marcas diretivas de orientação propostas por esses materiais, estabelecem processos de identificação a discursos que circulam em meio ao universo desta modalidade de ensino. Para isto, foram analisados nove livros utilizados na EJA, conforme o paradigma indiciário, o conceito de comportamento de deferência e alguns aportes da vertente franco-brasileira de Análise de Discurso. Mostramos que estes processos de identificação se estabelecem a partir de recortes dos sentidos do cotidiano em um lugar do imaginário que alimenta uma evidência de posição do sujeito-EJA.

Palabras clave : livro didático; material didático; EJA; discurso; identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )