SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37GENDER IN THE PEDAGOGY FORMATION: CONCEPTIONS OF FUTURE TEACHERS BASED ON FIVE CONCEPTSWHERE IS THE INVESTIGATIVE FIELD OF POPULAR EDUCATION HEADING TO? QUESTIONS THAT GUIDE THE CURRENT DEBATE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BASTOS, THAIS BASEM MENDES CORREA  and  BOSCARIOLI, CLODIS. A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235498.  Epub July 01, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235498.

A definição de competência docente traz consigo uma carga social, política e cultural que muitas vezes vai de encontro a alguns conceitos educacionais, e por este motivo o termo “competência docente” é ainda muito discutido. A relevância atual dessa discussão pode ser explicitada quando observamos que as políticas públicas brasileiras utilizam o termo como embasamento para as diretrizes de formação de professores do ensino básico, sem uma consulta pública mais abrangente. Este artigo tem, portanto, como objetivo, apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, buscando visões, caracterizações e construções deste conceito, aprofundando sua discussão de forma democrática e oferecendo uma reconstrução desse mesmo conceito direcionada e específica à profissão docente. Foram realizadas, em bases de dados nacionais e internacionais, pesquisas de artigos, dissertações e teses, que foram analisados sob dois aspectos; em primeiro lugar, uma análise crítica, buscando os diversos vieses, concordâncias e discordâncias, bem como a apresentação de classificações de competências que organizam e trazem um enfoque prático e direcionado à profissão docente. Em segundo lugar, uma análise de Corpus Textual com o uso do software Iramuteq identificando que palavras tais como Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Capacidade, Recurso, Experiência e Ação, dentre outras, no campo das construções analisadas, têm relação com o conceito investigado. Finalmente, é apresentada uma proposta de consolidação e reconstrução do conceito de competência docente.

Keywords : competência docente; conceito; profissão docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )