SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37GÉNERO EN LA FORMACIÓN EN PEDAGOGÍA: CONCEPCIONES DE FUTUROS DOCENTES BASADAS EN CINCO CONCEPTOS¿HACIA DÓNDE CAMINA EL CAMPO DE INVESTIGACIÓN DE LA EDUCACIÓN POPULAR? CUENTIONES QUE IMPULSAN EL DEBATE ACTUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BASTOS, THAIS BASEM MENDES CORREA  y  BOSCARIOLI, CLODIS. A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235498.  Epub 01-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235498.

A definição de competência docente traz consigo uma carga social, política e cultural que muitas vezes vai de encontro a alguns conceitos educacionais, e por este motivo o termo “competência docente” é ainda muito discutido. A relevância atual dessa discussão pode ser explicitada quando observamos que as políticas públicas brasileiras utilizam o termo como embasamento para as diretrizes de formação de professores do ensino básico, sem uma consulta pública mais abrangente. Este artigo tem, portanto, como objetivo, apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, buscando visões, caracterizações e construções deste conceito, aprofundando sua discussão de forma democrática e oferecendo uma reconstrução desse mesmo conceito direcionada e específica à profissão docente. Foram realizadas, em bases de dados nacionais e internacionais, pesquisas de artigos, dissertações e teses, que foram analisados sob dois aspectos; em primeiro lugar, uma análise crítica, buscando os diversos vieses, concordâncias e discordâncias, bem como a apresentação de classificações de competências que organizam e trazem um enfoque prático e direcionado à profissão docente. Em segundo lugar, uma análise de Corpus Textual com o uso do software Iramuteq identificando que palavras tais como Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Capacidade, Recurso, Experiência e Ação, dentre outras, no campo das construções analisadas, têm relação com o conceito investigado. Finalmente, é apresentada uma proposta de consolidação e reconstrução do conceito de competência docente.

Palabras clave : competência docente; conceito; profissão docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )