SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37GÊNERO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE FUTURAS(OS) DOCENTES A PARTIR DE CINCO CONCEITOSPOR ONDE CAMINHA O CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO POPULAR? QUESTÕES QUE ORIENTAM O DEBATE ATUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BASTOS, THAIS BASEM MENDES CORREA  e  BOSCARIOLI, CLODIS. A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235498.  Epub 01-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235498.

A definição de competência docente traz consigo uma carga social, política e cultural que muitas vezes vai de encontro a alguns conceitos educacionais, e por este motivo o termo “competência docente” é ainda muito discutido. A relevância atual dessa discussão pode ser explicitada quando observamos que as políticas públicas brasileiras utilizam o termo como embasamento para as diretrizes de formação de professores do ensino básico, sem uma consulta pública mais abrangente. Este artigo tem, portanto, como objetivo, apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, buscando visões, caracterizações e construções deste conceito, aprofundando sua discussão de forma democrática e oferecendo uma reconstrução desse mesmo conceito direcionada e específica à profissão docente. Foram realizadas, em bases de dados nacionais e internacionais, pesquisas de artigos, dissertações e teses, que foram analisados sob dois aspectos; em primeiro lugar, uma análise crítica, buscando os diversos vieses, concordâncias e discordâncias, bem como a apresentação de classificações de competências que organizam e trazem um enfoque prático e direcionado à profissão docente. Em segundo lugar, uma análise de Corpus Textual com o uso do software Iramuteq identificando que palavras tais como Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Capacidade, Recurso, Experiência e Ação, dentre outras, no campo das construções analisadas, têm relação com o conceito investigado. Finalmente, é apresentada uma proposta de consolidação e reconstrução do conceito de competência docente.

Palavras-chave : competência docente; conceito; profissão docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )