SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: LEGALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM COMERCIAIS DA INICIATIVA PRIVADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CORDEIRO, BETÂNIA  e  FISCHER, MARIA CLARA BUENO. POR ONDE CAMINHA O CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO POPULAR? QUESTÕES QUE ORIENTAM O DEBATE ATUAL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e230682.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698230682.

Este artigo se dedica a identificar e a problematizar questões envolvendo a Educação Popular e o Estado, partindo da análise de pesquisas realizadas no campo da Educação Popular. A emergência de governos populares na América Latina, a partir dos anos 2000, produz alterações na forma como os atores da Educação Popular se relacionam com o Estado, apresentando novos desafios e questões para os sujeitos que compõem esse campo. A partir dessa compreensão, realiza-se um estudo aprofundado de teses de doutorado que apresentam análises com foco na Educação Popular e no Estado, estabelecendo alguma relação entre eles. A pesquisa selecionou trabalhos defendidos entre os anos 2000 e 2013, em programas de pós-graduação em educação de universidades brasileiras, configurando-se como uma contribuição a um estado da arte sobre os temas em questão. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica fundamentada numa abordagem teórica crítico-dialética. De maneira geral, é possível afirmar que, nos estudos analisados, a capacidade da Educação Popular, enquanto prática político-pedagógica, de contribuir para a transformação da sociedade capitalista é a questão chave que permeia todos os debates. São também resultados da pesquisa, entre outros elementos, a existência de disputa de sentidos e objetivos, no que concerne a Educação Popular; a predominância da constatação de compartilhamento de responsabilidades na execução ou na formulação de políticas e programas governamentais, no que concerne à relação entre a Educação Popular e o Estado; a concentração de análises nos impactos e nas implicações que tais compartilhamentos trazem para organizações e movimentos sociais e populares.

Palavras-chave : educação popular; estado da arte; estado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )