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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

GONCALVES, CLÉBER DOS SANTOS  y  COSTA, MARIA LUISA FURLAN. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: LEGALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM COMERCIAIS DA INICIATIVA PRIVADA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e227113.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227113.

O objetivo final deste trabalho é a análise de regularidades discursivas presentes em comerciais a respeito da Educação a Distância (EaD), levando-se em conta o processo de formalização legal da modalidade no Brasil. Para tanto, selecionamos a campanha “Histórias Inspiradoras”, composta por cinco vídeos e produzida pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar) - Instituição de Ensino Superior (IES) de iniciativa privada que possui mais de 300 mil alunos espalhados pelo país. Antes do processo analítico, feito com contribuições da Análise do Discurso (AD) francesa, exploramos aspectos históricos e políticos ligados à formalização e expansão da modalidade no Brasil, bem como sua relação com a educação superior. Como conclusão, compreendemos que, na busca por um número de alunos cada vez mais volumoso, nem sempre os discursos são fiéis aos ideais iniciais apontados para a regulamentação da EaD, vinculados à democratização do acesso à educação superior, e passam a explorar trajetos discursivos como o da facilidade de obtenção de um diploma de graduação.

Palabras clave : Educação a Distância; Educação Superior; Análise do Discurso; publicidade; políticas públicas.

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