SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37POR ONDE CAMINHA O CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO POPULAR? QUESTÕES QUE ORIENTAM O DEBATE ATUALPRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GONCALVES, CLÉBER DOS SANTOS  e  COSTA, MARIA LUISA FURLAN. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: LEGALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM COMERCIAIS DA INICIATIVA PRIVADA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e227113.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227113.

O objetivo final deste trabalho é a análise de regularidades discursivas presentes em comerciais a respeito da Educação a Distância (EaD), levando-se em conta o processo de formalização legal da modalidade no Brasil. Para tanto, selecionamos a campanha “Histórias Inspiradoras”, composta por cinco vídeos e produzida pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar) - Instituição de Ensino Superior (IES) de iniciativa privada que possui mais de 300 mil alunos espalhados pelo país. Antes do processo analítico, feito com contribuições da Análise do Discurso (AD) francesa, exploramos aspectos históricos e políticos ligados à formalização e expansão da modalidade no Brasil, bem como sua relação com a educação superior. Como conclusão, compreendemos que, na busca por um número de alunos cada vez mais volumoso, nem sempre os discursos são fiéis aos ideais iniciais apontados para a regulamentação da EaD, vinculados à democratização do acesso à educação superior, e passam a explorar trajetos discursivos como o da facilidade de obtenção de um diploma de graduação.

Palavras-chave : Educação a Distância; Educação Superior; Análise do Discurso; publicidade; políticas públicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )