SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37EDUCACIÓN A DISTANCIA EN EL DISCURSO PUBLICITARIO: EGALIZACIÓN DE LA MODALIDAD EN BRASIL Y SUS REPRESENTACIONES EN COMERCIALES DE INICIATIVAS PRIVADASANTROPOLOGÍA Y EDUCACIÓN ESCOLAR: EDUCACIÓN INDÍGENA, EL COMBATE A LA MISOGINIA, A LA LGBTTFOBIA Y A LA DISCRIMINACIÓN CONTRA LA CULTURA AFROBRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

OLIVEIRA, VICTOR JOSÉ MACHADO DE  y  GOMES, IVAN MARCELO. PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20613.  Epub 14-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820613.

O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para o uso dos conceitos presenças e ênfases para a análise curricular sobre o tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com dez professores, currículos dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. O artigo é apresentado em duas partes: na primeira, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; na segunda, a análise da empiria configurando cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, se relacionam com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.

Palabras clave : saúde; capacitação de recursos humanos em saúde; currículo; Educação Superior; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )