SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37EDUCATIONAL POLICIES OF THE PT GOVERNMENTS AND THE IMPACT ON THE PROFILE OF UNDERGRADUATES IN PSYCHOLOGYLIVING IS FIGHTING: POLITICAL PERSPECTIVES IN THE TEACHING COLLECTION FOR ADULT LITERACY OF THE BASE EDUCATION MOVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FREITAS, MARINA DE; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE  and  ARAUJO, IVES SOLANO. EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES DO CONHECIMENTO: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE AÇÃO EMANCIPATÓRIAS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20857.  Epub July 29, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820857.

Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i) a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii) a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii) a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõe o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta.

Keywords : Recursos educacionais abertos; Educação emancipatória; Sociedade do conhecimento; Hiperobjeto; Capacidade de Ação Emancipatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )