SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37LIVING IS FIGHTING: POLITICAL PERSPECTIVES IN THE TEACHING COLLECTION FOR ADULT LITERACY OF THE BASE EDUCATION MOVEMENTTHE EMERGENCE OF VISUAL CULTURE: SOME ELEMENTS OF THE MUTATION OF THE ART-EDUCATIONAL SUBJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BORN, BARBARA BARBOSA; MORICONI, GABRIELA MIRANDA  and  LOUZANO, PAULA. PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235838.  Epub July 31, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235838.

Este trabalho apresenta e discute as práticas formativas desenvolvidas pelo Consórcio de Prática Essencial (Core Practice Consortium - CPC), um conjunto de 12 Faculdades de Educação dos Estados Unidos que colaboram em pesquisas e iniciativas de formação de professores desde 2012. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas das principais pesquisadoras do grupo nos últimos dez anos. Como resultado, identificou-se que a abordagem proposta pelo CPC se insere na “formação de professores centrada na prática” e busca preparar os licenciandos para desenvolver práticas consideradas essenciais para a docência na educação básica. Para tanto, os pesquisadores do consórcio identificaram práticas essenciais da docência em diferentes áreas do conhecimento - o conteúdo de ensino - e práticas formativas que se mostram efetivas no processo de ensino das práticas essenciais para futuros professores. As evidências produzidas pelo consórcio e exploradas neste trabalho podem se constituir em inspiração para as reflexões acerca de práticas formativas no contexto brasileiro.

Keywords : práticas de ensino; práticas formativas; formação inicial de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )