SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37VIVIR ES LUCHAR: PERSPECTIVAS POLÍTICAS EN LA COLECCIÓN DIDÁCTICA PARA LA ALFABETIZACIÓN DE ADULTOS DEL MOVIMIENTO DE EDUCACIÓN DE BASELA EMERGENCIA DE LA CULTURA VISUAL: ALGUNOS ELEMENTOS DE LA MUTACIÓN DEL SUJETO ARTE-EDUCATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BORN, BARBARA BARBOSA; MORICONI, GABRIELA MIRANDA  y  LOUZANO, PAULA. PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e235838.  Epub 31-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235838.

Este trabalho apresenta e discute as práticas formativas desenvolvidas pelo Consórcio de Prática Essencial (Core Practice Consortium - CPC), um conjunto de 12 Faculdades de Educação dos Estados Unidos que colaboram em pesquisas e iniciativas de formação de professores desde 2012. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas das principais pesquisadoras do grupo nos últimos dez anos. Como resultado, identificou-se que a abordagem proposta pelo CPC se insere na “formação de professores centrada na prática” e busca preparar os licenciandos para desenvolver práticas consideradas essenciais para a docência na educação básica. Para tanto, os pesquisadores do consórcio identificaram práticas essenciais da docência em diferentes áreas do conhecimento - o conteúdo de ensino - e práticas formativas que se mostram efetivas no processo de ensino das práticas essenciais para futuros professores. As evidências produzidas pelo consórcio e exploradas neste trabalho podem se constituir em inspiração para as reflexões acerca de práticas formativas no contexto brasileiro.

Palabras clave : práticas de ensino; práticas formativas; formação inicial de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )