SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37PRÁCTICAS DE FORMACIÓN EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESOR: EL CASO DEL CONSORCIO DE PRÁCTICAS ESENCIALES (CORE PRACTICE CONSORTIUM)EL HILO Y LAS CUENTAS: PENSANDO LA FORMACIÓN DOCENTE DE NARRATIVAS DE EXPERIENCIA EN LA ALFABETIZACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ZANETTI, FERNANDO LUIZ. A EMERGÊNCIA DA CULTURA VISUAL: ALGUNS ELEMENTOS DA MUTAÇÃO DO SUJEITO ARTE-EDUCATIVO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20754.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820754.

O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação no Brasil, nas últimas duas décadas. Pautados em procedimentos analíticos advindos do pensamento de Michel Foucault, buscaram-se delinear as condições de possibilidade da transição de um sujeito que possui, de acordo com Ana Mae Barbosa, proveniência em práticas como a do Canto Orfeônico, para um sujeito forjado na Cultura Visual. Trabalhou-se com uma extensa gama de artigos de revistas acadêmicas, as quais permitiram mapear um arquivo em que tais práticas se instituíram. Notou-se que tal transição, apesar de visar a um projeto emancipatório de mudança social, comunga absolutamente com os recentes modelos de controle social dos sujeitos da educação.

Palabras clave : Arte-educação; Filosofia da educação; Pedagogização; Educação da cultura visual; Canto orfeônico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )