SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37THE EMERGENCE OF VISUAL CULTURE: SOME ELEMENTS OF THE MUTATION OF THE ART-EDUCATIONAL SUBJECTPUBLIC FUNDING (FIES AND PROUNI) FOR MEDICAL TEACHING IN BRAZIL: A LITERATURE REVIEW AND THE DISTORTIONS CREATED author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, DANIEL DE  and  ARAUJO, MAIRCE. O FIO E A MISSANGA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e21958.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469821958.

O presente artigo problematiza uma forma de compreensão da formação docente, que se dá nos atravessamentos cotidianos a partir de experiências (LARROSA) mobilizadas pelo exercício da docência. Metodologicamente optamos pela pesquisa narrativa e (auto)biográfica, na medida em que esse caminho nos possibilita falar com a escola e a partir da escola, ao invés de falar sobre a escola. O objetivo desse artigo é produzir reflexões que contribuam para o debate sobre essa perspectiva de formação que compreende a experiência como lócus privilegiado da formação docente e a narrativa docente como meio de refletir sobre o vivido na docência, o que nos permitiu compreender como o olhar do outro ajuda a nos formar. Trazemos aqui a narrativa de um processo de aprendizagem da leitura e da escrita, em uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município do Rio de Janeiro, envolvendo a produção de uma carta, no qual uma estudante e seu professor vivem a experiência do ensinaraprender como acontecimento (GERALDI), colocando questões sobre a teoriaprática alfabetizadora em curso nos cotidianos escolares. Ajudam na reflexão sobre o tema Freire (1996, 2014), Garcia e Alves (2002; 2012), Larrosa (2014) e Geraldi (2015). Na experiência aqui narrada, a relação dialógica entre uma estudante e seu professor, ao longo das aulas, nos permitiu perceber o que esses diálogos vividos revelavam sobre o processo de aprendizagem dessa estudante, ao mesmo tempo em que se constituiu também formativo para o professor.

Keywords : Formação docente continuada; Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )