SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O FIO E A MISSANGA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPÓS-DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

NASSAR, LEONARDO MASO; COUTO, MARIA HELENA DA COSTA  e  PEREIRA JUNIOR, GERSON ALVES. FINANCIAMENTO PÚBLICO (FIES E PROUNI) PARA O ENSINO DE MEDICINA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA E AS DISTORÇÕES CRIADAS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25246.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825246.

As pressões da sociedade, após a expansão do ensino superior privado, resultou na criação do FIES e do PROUNI. Com o aumento do número de novas escolas de Medicina em decorrência da Lei do Programa Mais Médicos, novas pressões poderão ocorrer por conta de vagas ociosas, inadimplência dos estudantes ou redução dos incentivos govervanemtais. O objetivo deste artigo é mapear os estudos acerca do financiamento estudantil para o ensino superior no Brasil e realizar uma discussão relacionando os achados com a situação da graduação de medicina no Brasil. Utilizou-se como método a Scooping review do Joanna Briggs Institute com os descritores: financiamento governamental, privatização e instituições acadêmicas. 134 artigos foram encontrados para uma seleção final de 11 trabalhos. Os resultados evidenciaram a importância do auxílio governamental para a organizações privadas de ensino, incentivando a expansão do segmento. Para o ensino de Medicina, a expansão privada é motivo de alerta pela qualidade questionável de muitas instituições.

Palavras-chave : financiamento governamental; ensino de medicina; instituições acadêmicas; FIES; PROUNI.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )