SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37PUBLIC FUNDING (FIES AND PROUNI) FOR MEDICAL TEACHING IN BRAZIL: A LITERATURE REVIEW AND THE DISTORTIONS CREATEDCHALLENGES OF UNIVERSITY STUDENT PERMANENCE: A STUDY ABOUT THE TRAJECTORY OF STUDENTS ASSISTED BY STUDENT ASSISTANCE PROGRAMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PETRY, CLERISTON. PÓS-DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25258.  Epub Aug 03, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825258.

Apresento no artigo um estudo sobre as possibilidades educacionais num contexto “pós-democrático”. A “Pós-Democracia” repercute no Brasil pela ausência de limites aos poderes (econômico, político) que flexibiliza, mercantiliza e destrói direitos, no qual a violência perverte o espaço público invisibilizando e desumanizando os indesejáveis ao projeto neoliberal. Uma pesquisa em educação não pode negligenciar a relevância de investigar sobre o contexto em que ela acontece, ao mesmo tempo em que propõe alternativas que garantam sua especificidade. Nesse sentido, a partir da interpretação de autores fundamentais, estabeleci relações com base na plausibilidade e coerência dos argumentos em auxiliar-me na construção de respostas ao problema central. A educação, para fazer frente à “Pós-Democracia”, acontece privilegiadamente na escola, na qual os estudantes devem ter acesso à verdade e ao conhecimento (em contraposição à “Pós-verdade”), ao respeito aos limites (a verdade, o conhecimento, o mundo e os outros são limites ao narcisismo infantil e às perversões), à imposição de limites (a escola se torna um limite às injunções da família, da economia, da sociedade e da política), à introdução no “mundo” e ao aprendizado de valores democráticos.

Keywords : Pós-Democracia; educação; limites.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )