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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GANAM, ELIANA ALMEIDA SOARES  e  PINEZI, ANA KEILA MOSCA. DESAFIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES ATENDIDOS POR PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e228757.  Epub 03-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228757.

O presente artigo discute a permanência estudantil no ensino superior público brasileiro a partir de um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo. No estudo realizado, buscou-se compreender como um grupo de estudantes universitários atendidos por programas de assistência estudantil constrói sua trajetória acadêmica, considerando a origem socioeconômica assimétrica. Foi analisada, neste artigo, parte dos dados de entrevistas em profundidade realizadas nesta pesquisa. Observa-se que a trajetória de estudantes provenientes de classes sociais diferentes das que tradicionalmente ocuparam a universidade pública convive com contradições que tornam sua permanência na universidade um desafio constante. Elementos do mundo material, ligados à subsistência financeira, e simbólicos, ligados à percepção de pertencimento, indicam que a passagem pela universidade pública não garante, em si, mudanças na forma como esses estudantes são percebidos a partir do “lugar” social, embora essas percepções não impeçam que estudantes ultrapassem as barreiras simbólicas de discriminação e exclusão e busquem formas de equiparação à condição standart do estudante universitário.

Palavras-chave : permanência estudantil; assistência estudantil; universidade pública.

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