SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DE CUAL CRISIS SE TRATA EN LA ADOLESCENCIA CONTEMPORÁNEA? ALGUNAS CONSIDERACIONES PSICOANALÍTICAS Y EDUCACIONALESEDUCACIÓN SEXUAL: UNA SECUENCIA DIDÁCTICA PARA LA EJA DE UNA ESCUELA DE ASENTAMIENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LESSA, JULIANA SCHUMACKER  y  BUSS-SIMAO, MÁRCIA. GÊNERO E GERAÇÃO: DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25804.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825804.

O artigo resulta de duas pesquisas etnográficas com crianças, realizadas em contextos públicos de Educação Infantil e tem por objetivo analisar as relações entre as dimensões do cuidado, gênero e geração, a partir do quadro teórico correspondente às principais referências utilizadas nas pesquisas, fundamentadas em perspectivas dos Estudos Sociais da Infância, no diálogo com a Teoria Social. O confronto entre teoria e empiria permitiu a emergência de categorias e eixos temáticos que configuraram os resultados das suas análises, circunscritas nas relações educativas com crianças. A análise resultante do diálogo entre as duas pesquisas (BUSS-SIMÃO, 2012; LESSA 2019) anuncia as categorias relações geracionais (LESSA, 2019); processos de geracionalização; ordem geracional (ALANEN, 1994; 2012); fronteiras de gênero; neutralização (THORNE, 1993), e; relações inter e intragênero (KELLE 1997, 1999, 2000) como importantes contributos para a análise crítica da prática educativo-pedagógica na Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; processos geracionais; relações de gênero; cuidado; crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )