SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DE QUE CRISE SE TRATA NA ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS E EDUCACIONAISEDUCAÇÃO SEXUAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EJA DE UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LESSA, JULIANA SCHUMACKER  e  BUSS-SIMAO, MÁRCIA. GÊNERO E GERAÇÃO: DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25804.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825804.

O artigo resulta de duas pesquisas etnográficas com crianças, realizadas em contextos públicos de Educação Infantil e tem por objetivo analisar as relações entre as dimensões do cuidado, gênero e geração, a partir do quadro teórico correspondente às principais referências utilizadas nas pesquisas, fundamentadas em perspectivas dos Estudos Sociais da Infância, no diálogo com a Teoria Social. O confronto entre teoria e empiria permitiu a emergência de categorias e eixos temáticos que configuraram os resultados das suas análises, circunscritas nas relações educativas com crianças. A análise resultante do diálogo entre as duas pesquisas (BUSS-SIMÃO, 2012; LESSA 2019) anuncia as categorias relações geracionais (LESSA, 2019); processos de geracionalização; ordem geracional (ALANEN, 1994; 2012); fronteiras de gênero; neutralização (THORNE, 1993), e; relações inter e intragênero (KELLE 1997, 1999, 2000) como importantes contributos para a análise crítica da prática educativo-pedagógica na Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; processos geracionais; relações de gênero; cuidado; crianças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )