SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37“EL SOL DE LA LIBERTAD”? LA INSTRUCCIÓN DE LOS ESCLAVOS, LIBRES E INGENUOS (1871-1875)POR UNA AGENDA CURRICULAR DEMOCRÁTICA ORIENTADO A LA INNOVACIÓN EDUCATIVA PARA BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVEIRA, RENÊ JOSÉ TRENTIN. GRAMSCI, EDUCADOR DAS CAMADAS POPULARES. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20049.  Epub 13-Sep-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820049.

O objetivo deste artigo é realçar alguns dos aspectos teóricos da prática pedagógica de Antonio Gramsci, a fim de contribuir para o delineamento de sua pedagogia. Partindo sobretudo da análise de textos elaborados na fase da juventude, alguns ainda não publicados no Brasil, e de cartas do autor, pretende-se evidenciar seu radical compromisso político com a formação cultural e crítica das camadas populares e as formas pelas quais ele se traduziu em ações educativas concretas. Busca-se demonstrar, também, que tal compromisso esteve presente ao longo de toda a vida do autor, expressando-se nas diversas atividades que desenvolveu: como jornalista, como co-dirigente partidário, como fundador de escolas, como elaborador de programas de ensino e de materiais didáticos, como educador de adultos, atuando presencialmente ou a distância e em diferentes circunstâncias e espaços, inclusive na prisão. Evidentemente, o presente trabalho não esgota a discussão sobre a possibilidade de uma pedagogia gramsciana, tema que, pela sua complexidade e pela vastidão da obra do autor, permanece em aberto.

Palabras clave : Antonio Gramsci; Educação popular; Hegemonia e educação; Marxismo e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )