SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37TEACHER ATTRITION IN THE MUNICIPAL EDUCATION SYSTEM OF RIO DE JANEIROA PROPOSAL FOR THE ELABORATION OF A PEDAGOGICAL GAME FROM THE FORMULATION OF CONCEPTUAL SCHEMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SCHAPOCHNIK, NELSON. A ERA DOS INQUÉRITOS: LIVROS, LEITURA E LEITORES EM SÃO PAULO, ANOS 1920. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32952.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832952.

Este ensaio debruça-se sobre um conjunto de textos publicados em revistas e na imprensa dos anos 1920 por um editor (Monteiro Lobato), um crítico literário (José Maria Bello), um ensaísta (Antonio de Alcântara Machado) e um pedagogo (Manoel Bergstrom Lourenço Filho). Embora não seja possível indicar uma relação dialógica entre a totalidade dos textos, a sua leitura cerrada permite destacar algumas afinidades seletivas entre eles. Este elemento comum traduz-se na busca de instrumentos de sondagem capazes de produzir dados, apontar tendências e projeções, traçar diagnósticos sobre as práticas editoriais e a formação dos leitores na cidade de São Paulo. Atento simultaneamente à referencialidade e aos modos de argumentação empregados por estes mediadores culturais, é possível compreender a tal Era dos Inquéritos como a ascensão de discursos que forjarão uma política cultural visando articular a reflexão sobre os livros e o campo editorial, a formação dos leitores e equipamentos culturais na cidade. Lido de um ponto de vista retrospectivo, a Era dos Inquéritos pode ser considerada como um conjunto de reflexões que forneceram iluminações para a elaboração do programa do Departamento de Cultura e Recreação, dirigido por Mário de Andrade nos anos 30.

Keywords : inquérito; livros; leitura; leitores; São Paulo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )