SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37ABANDONO DE DOCENTES EN LA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓN DE RIO DE JANEIROUNA PROPUESTA PARA LA ELABORACIÓN DE JUEGO PEDAGÓGICO A PARTIR DE LA CONCEPCIÓN DE ESQUEMAS CONCEPTUALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SCHAPOCHNIK, NELSON. A ERA DOS INQUÉRITOS: LIVROS, LEITURA E LEITORES EM SÃO PAULO, ANOS 1920. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32952.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832952.

Este ensaio debruça-se sobre um conjunto de textos publicados em revistas e na imprensa dos anos 1920 por um editor (Monteiro Lobato), um crítico literário (José Maria Bello), um ensaísta (Antonio de Alcântara Machado) e um pedagogo (Manoel Bergstrom Lourenço Filho). Embora não seja possível indicar uma relação dialógica entre a totalidade dos textos, a sua leitura cerrada permite destacar algumas afinidades seletivas entre eles. Este elemento comum traduz-se na busca de instrumentos de sondagem capazes de produzir dados, apontar tendências e projeções, traçar diagnósticos sobre as práticas editoriais e a formação dos leitores na cidade de São Paulo. Atento simultaneamente à referencialidade e aos modos de argumentação empregados por estes mediadores culturais, é possível compreender a tal Era dos Inquéritos como a ascensão de discursos que forjarão uma política cultural visando articular a reflexão sobre os livros e o campo editorial, a formação dos leitores e equipamentos culturais na cidade. Lido de um ponto de vista retrospectivo, a Era dos Inquéritos pode ser considerada como um conjunto de reflexões que forneceram iluminações para a elaboração do programa do Departamento de Cultura e Recreação, dirigido por Mário de Andrade nos anos 30.

Palabras clave : inquérito; livros; leitura; leitores; São Paulo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )