SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37THE ERA OF INQUIRIES: BOOKS, READING AND READERS IN SÃO PAULO ON 1920´SBASILAR PATHWAYS TOWARDS AN ENTREPRENEURIAL UNIVERSITY MODEL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MORAES, FERNANDO APARECIDO DE  and  SOARES, MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA. UMA PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ESQUEMAS CONCEITUAIS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25000.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825000.

Este artigo teórico objetiva apresentar uma proposta de como o jogo pedagógico deve ser analisado e compreendido a partir da concepção de esquemas conceituais. Para tanto, os autores discutem sobre a concepção de jogos recreativos a partir da ótica de três esquemas conceituais, os esquemas: Regras, Interação Lúdica e Cultura. Posteriormente, após caracterizar o jogo pedagógico, de acordo com discussão realizada sob a luz da literatura específica, os autores apresentam e discutem em detalhes o esquema primário proposto por eles para se pensar o jogo pedagógico, o esquema Educação Formal. Por fim, apontam os autores que a proposta pode ser utilizada para se pensar e elaborar jogos pedagógicos não somente para o ensino das Ciências Naturais praticado na Educação Básica, mas em qualquer disciplina vinculada à Educação Formal.

Keywords : Jogo Pedagógico; Lúdico; Educação Formal; Esquemas Conceituais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )