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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
MARTINS, MARIA HELENA VENÂNCIO; MELO, FRANCISCO R. L. VIEIRA DE e MARTINS, CÁTIA. SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e27022. Epub 20-Out-2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469827022.
Os estudantes com deficiência podem enfrentar inúmeros obstáculos e desafios ao acessar o Ensino Superior (ES) e tentar ter sucesso nele. Os Serviços de Apoio para Estudantes com Deficiência nas universidades desempenham um papel importante no fornecimento de apoio direto e indireto para esses estudantes. Este artigo apresenta as perspectivas dos Coordenadores dos Serviços de Apoio no que diz respeito à prestação de serviços a estudantes com esta condição, descrevendo as suas características, dificuldades e desafios. Os dados foram coletados em 62 instituições universitárias públicas do Brasil e de Portugal por meio de questionário desenvolvido para esse fim. Apesar das demandas enfrentadas pelos Serviços de Apoio para Estudantes com Deficiência, os sinais de bom progresso no apoio a estes estudantes estão aumentando. Embora os serviços desempenhem um papel importante, uma autonomia mínima e dificuldades significativas permanecem em vários domínios de gestão e intervenção. São discutidas as mudanças e adaptações necessárias no apoio a estes estudantes nas universidades, considerando as consequências significativas da inclusão e do sucesso para os estudantes com deficiência. Políticas inclusivas baseadas na equidade e igualdade de oportunidades e mais recursos são necessários para garantir os direitos de todos os estudantes no Ensino Superior.
Palavras-chave : estudantes com deficiência; educação inclusiva; serviços para estudantes com deficiência; ensino superior.