SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37BALANCE OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION ON THE NATIONAL POLICY OF SPECIAL EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION (2010-2020)AFFECT/ SOCIALLY SITUATED COGNITION/CULTURES/LANGUAGES IN USE (ACCL) AS A UNIT OF ANALYSIS OF HUMAN DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SERBAI, FABIANA  and  PRIOTTO, ELIS MARIA TEIXEIRA PALMA. AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e26472.  Epub Nov 06, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826472.

O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado pela dificuldade de relacionamento interpessoal. Cerca de 1% da população é diagnosticada com esse transtorno em algum nível. A presente revisão investiga como se caracterizam, entre os anos de 2015 e 2020, as publicações científicas nacionais e internacionais de língua espanhola e portuguesa sobre o transtorno do espectro autista na adolescência. Adota metodologia qualitativa com revisão integrativa de literatura nas bases de dados virtuais BVS, Scielo, Lilacs, Medline e PubMed, utilizando os descritores “transtorno do espectro autista”, “autismo”, “transtorno autístico”, “adolescência” e “adolescente”. Delimita os artigos com ênfase no comportamento e inteligência de adolescentes autistas. Tem como resultado nove artigos identificados, sistematizados e analisados. Conclui que existem diferentes olhares sobre o autismo na adolescência e como ponto comum a preocupação com os aspectos relacionados ao comportamento, as habilidades de comunicação e a autonomia.

Keywords : Transtorno do espectro autista; adolescência; comportamento; inteligência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )