SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37AFECTO/COGNICIÓN SOCIAL SITUADA/CULTURAS/LENGUAJES EN USO] (ACCL) COMO UNA UNIDAD DE ANÁLISIS DEL DESARROLLO HUMANOLA CONTRIBUCIÓN DE LOS PROGRAMAS BRAFITEC E INGENIERO 3I PARA PERFECCIONAR LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA UNIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, MARCOS VINICIUS MARQUES DA; SOARES, KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA  y  VALLE, MARIANA GUELERO DO. SABERES E IDENTIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e26209.  Epub 06-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826209.

O presente artigo teve por objetivo analisar a mobilização de saberes docentes e o processo de construção da identidade docente de alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis licenciandos em fase de conclusão do referido curso. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método hermenêutico-dialético. Por meio desta análise emergiram duas categorias, a citar: Espaços de (re)construção e mobilização de saberes e Sentir-se professor: identidades profissionais em construção. Os resultados demonstraram a construção e mobilização de uma série de saberes inerentes à profissão docente que, por sua vez, carregam traços da identidade docente dos licenciandos. Ademais, revelaram que esta identidade é mutável, construída de forma coletiva, depende do reconhecimento de outros atores sociais envolvidos neste processo para que seja assumida e está pautada principalmente em dois saberes: os disciplinares e os experienciais.

Palabras clave : formação de professores; saberes docentes; identidade docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )