SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37CONOCIMIENTO E IDENTIDAD DOCENTE: ANÁLISIS EN UN CURSO DE PROFESORADO EN CIENCIAS BIOLÓGICASPERSPECTIVA DE LAS ENFERMERAS DE LA ESTRATEGIA DE SALUD FAMILIAR SOBRE LAS ORIENTACIONES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE LA GRADUACIÓN DE ENFERMERÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CECHIN, MARIZETE RIGHI; PILATTI, LUIZ ALBERTO; NASCIMENTO, DÉCIO ESTEVÃO DO  y  RAMOND, BRUNO. A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS BRAFITEC E ENGENHEIRO 3I PARA O APERFEIÇOAMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e26101.  Epub 06-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826101.

O objetivo da presente pesquisa é comparar os Programas Engenheiro 3i com o Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), quanto às instituições participantes, aos cursos envolvidos, ao financiamento ofertado, às exigências do idioma, ao trabalho em equipe, à presença de empresa parceira, ao conteúdo e à certificação, com o foco em identificar aspectos que podem aperfeiçoar a internacionalização da universidade. Trata-se de um estudo documental de natureza qualitativa. O Programa Engenheiro 3i, apesar de limitações financeiras importantes quando comparado com o Programa Brafitec, destaca-se por proporcionar um percurso formativo complementar, almejando um engenheiro que trabalha em equipe, enfrenta problemas reais e apresenta o domínio comunicativo em três idiomas. Conclui-se que programas de mobilidade produzem lições importantes para a internacionalização da universidade pública brasileira e para melhorar a qualidade do seu ensino e da sua pesquisa. Os três i do Programa, proposto por duas instituições tecnológicas que querem se internacionalizar, aparecem como uma referência importante para pensar o devir da profissão engenheiro num mundo sem fronteiras.

Palabras clave : Brafitec; Engenheiro 3i; internacionalização; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )