SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DEFINICIÓN DE EVASIÓN Y SUS IMPLICACIONES (LÍMITES) PARA LAS POLÍTICAS DE EDUCACIÓN SUPERIORCAMBIOS EN LAS POLÍTICAS CURRICULARES DE LA ENSEÑANZA MÉDIA EN BRASIL: REPERCUSIONES DE LA BNCCEM EN EL CURRÍCULO DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FRANZOLIN, FERNANDA  y  TOSCANO, CARLOS. A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25410.  Epub 12-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825410.

O presente trabalho tematiza a compreensão das contribuições da formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as condições de possibilidade de seu ensino. Para tanto, realizamos entrevistas junto aos seus protagonistas, os(as) professores(as) no município de Londrina/PR, entre 2010-2011. Trata-se de um estudo local e temporal, possibilitando compreender aspectos da realidade desse contexto e momento. Após a transcrição das entrevistas, houve a imersão no seu conteúdo, envolvendo um aprofundamento da leitura das respostas. A partir da imersão nos dados, houve a elaboração de algumas categorias, que foram quantificadas e organizadas em gráficos e tabelas que permitissem a análise. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar que os estágios e o exercício da profissão são os locais e momentos privilegiados no aprendizado da profissão. Esta amostra permitiu identificar diferentes realidades quanto ao número de alunos por classe e horas-aula em Ciências. Apesar do grande interesse das crianças por Ciências Naturais, outras disciplinas são priorizadas. Por fim, defendeu-se tanto a valorização de uma formação para a prática docente quanto melhores condições para a docência.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; condições de trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )