SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A DEFINIÇÃO DE EVASÃO E SUAS IMPLICAÇÕES (LIMITES) PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIORMUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FRANZOLIN, FERNANDA  e  TOSCANO, CARLOS. A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25410.  Epub 12-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825410.

O presente trabalho tematiza a compreensão das contribuições da formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as condições de possibilidade de seu ensino. Para tanto, realizamos entrevistas junto aos seus protagonistas, os(as) professores(as) no município de Londrina/PR, entre 2010-2011. Trata-se de um estudo local e temporal, possibilitando compreender aspectos da realidade desse contexto e momento. Após a transcrição das entrevistas, houve a imersão no seu conteúdo, envolvendo um aprofundamento da leitura das respostas. A partir da imersão nos dados, houve a elaboração de algumas categorias, que foram quantificadas e organizadas em gráficos e tabelas que permitissem a análise. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar que os estágios e o exercício da profissão são os locais e momentos privilegiados no aprendizado da profissão. Esta amostra permitiu identificar diferentes realidades quanto ao número de alunos por classe e horas-aula em Ciências. Apesar do grande interesse das crianças por Ciências Naturais, outras disciplinas são priorizadas. Por fim, defendeu-se tanto a valorização de uma formação para a prática docente quanto melhores condições para a docência.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; condições de trabalho docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )