SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37CAMBIOS EN LAS POLÍTICAS CURRICULARES DE LA ENSEÑANZA MÉDIA EN BRASIL: REPERCUSIONES DE LA BNCCEM EN EL CURRÍCULO DE MINAS GERAISELABORACIÓN DE UN MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UN ENFOQUE HISTÓRICO PARA LA ENSEÑANZA DE LA RAÍZ CUADRADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

NEPOMUCENO, ALINE LIMA DE OLIVEIRA; MODESTO, MÔNICA ANDRADE; FONSECA, MARIANA REIS  y  SANTOS, HEVELY CATHARINE DOS ANJOS. O NÃO LUGAR DA FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES À LUZ DA BNCC E DA BNC-FORMAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e26552.  Epub 14-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826552.

Os lugares ocupados pelas discussões no currículo dizem muito sobre a intencionalidade e sobre os interesses que circundam os documentos norteadores da educação brasileira. À vista disso, e com base no aporte teórico relacionado ao pensamento complexo e à Educação Ambiental crítica, o presente estudo versa sobre a identificação do lugar ocupado pela formação ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Analisa-se, por meio de estudo documental e à luz da Análise Textual Discursiva, que o que de fato se delineia nos documentos mencionados é um não-lugar para a formação ambiental, convergindo, assim, para o silenciamento dos preceitos da Educação Ambiental crítica na Educação Básica e no Ensino Superior, este último no que diz respeito a cursos de licenciatura. Nesse sentido, os resultados desvelaram que a discussão socioambiental é objeto de generalização na BNCC e de invisibilização na BNC-Formação, demonstrando, desse modo, como tais documentos configuram-se como instrumentalizadores de uma formação reprodutora dos interesses da ordem dominante e do status quo e arraigada ao paradigma simplista e fragmentador da produção do conhecimento, o que impossibilita a percepção crítica e complexa da realidade.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Formação docente; Educação Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )