SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS NA AMÉRICA DO SUL E A EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE DEFINIÇÃO HEGEMÔNICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ASSIS, ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ. EDUCAÇÃO E PANDEMIA: OUTRAS OU REFINADAS FORMAS DE EXCLUSÃO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25112.  Epub 12-Maio-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825112.

O objetivo do artigo é problematizar discursos proferidos por professores e estudantes no âmbito dos órgãos de gestão democrática educacionais públicos, enfatizando aspectos excludentes que tendem a destacar perspectivas de inovação, proatividade e/ou sucesso. Recorre-se à argumentação conceitual, de forma a explorar as categorias analíticas que emergiram desse processo especulativo, quais sejam: necessidade, tranquilidade e facilidade. A categoria discursiva de “necessidade” é sustentada tanto a partir de discursos individualistas, como “preciso me formar”, quanto coletivistas: “importante fazer o que for possível”. Já a categoria de “tranquilidade” vem acompanhada de um discurso que pressupõe familiaridade com as ferramentas e o modelo remoto: “é intuitivo”; “é só usar”; “sempre existiu a plataforma, todos deveriam usar e saber usar”. E, por fim, a categoria da “facilidade” se pauta na generalização sem conhecimento de causa, traduzida em frases como: “mas todo mundo tem um celular hoje em dia”. Conclui-se questionando a validade dos argumentos ao exasperarem fatores de exclusão em lugar de mitigá-los.

Palavras-chave : educação; direitos fundamentais; Covid-19; exclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )