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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARRAIS NETO, ENÉAS; BEZERRA, TÂNIA SERRA AZUL MACHADO  y  PUSTILNIK, MARCELO VIEIRA. TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS NA AMÉRICA DO SUL E A EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE DEFINIÇÃO HEGEMÔNICA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e233354.  Epub 13-Jul-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698233354.

Artigo de teor ensaístico, elabora a leitura das transformações sociais, políticas e econômicas acontecidas no Brasil, no quadro das mudanças gerais progressistas ocorridas na América do Sul no decurso dos anos 2000-2014. Avalia o papel e os encaminhamentos políticos tecidos pelos governos progressistas desse período e constitui a primeira análise dos processos políticos, sociais e culturais reacionários, investigando alguns de seus mecanismos institucionais na disputa de hegemonia e imposição do reacionarismo conservador. Discute o novo papel das forças emergentes dos BRICS e a realidade de retrocesso mostrado no Brasil no âmbito da nova organização mundial que a todos ameaça, tanto do ponto de vista da paz, quanto ambiental. A modo de remate, situa a educação escolar, do ensino básico ao superior, como seara da disputa fundamental - e atualmente central - para a resistência dos setores populares e progressistas, a fim de conformar um encaminhamento humanizante e crítico para a sociedade. São reflexões importantes para a resistência e a sobrevivência ante o retrocesso que está em andamento.

Palabras clave : Capitalismo global; economias regionais; América Latina; luta social; educação.

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