SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37APRENDER A HABITAR LA ARQUITECTURA ESCOLAR DEL NUEVO ORDEN URBANO (DISTRITO FEDERAL, MÉXICO, 1932)LA ESPACIALIDAD ESCOLAR, LECTURAS EN FOCO Y DESPLAZAMIENTOS EN LA (DE)CONSTRUCCIÓN DE UN OBJETO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MARTINEZ, ROSALÍA MENÍNDEZ. O ESPAÇO ARQUITETÔNICO E O REGULAMENTO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS: AS SALAS DE AULA ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24977.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824977.

Os anos noventa do século XIX representaram um momento importante para a educação no México, impulsionado por um grupo de professores, higienistas, médicos, arquitetos e educadores que consideraram e promoveram mudanças no ensino fundamental. Uma dessas mudanças ocorreu no campo do espaço escolar, ou seja, na construção de prédios escolares. O objetivo deste artigo é, enquadrado em um contexto de modernização promovido pelo governo Porfirio Díaz (1876-1911), estudar a transformação que o espaço escolar sofreu, focalizando a análise nas salas de aula, onde a criança passava um período importante de sua vida e onde eran dados os ordenamentos sobre o seu comportamento. O prédio da escola foi concebido como um espaço de proteção e treinamento para o corpo da criança, acompanhado por móveis, material escolar e livros didáticos. A redação deste artigo se baseou em fontes do Arquivo Histórico da Cidade do México, Instrução Pública, Planos escolares da Hemeroteca da Universidade Nacional Pedagógica do México e da Biblioteca de Jornal Digital (UNAM).

Palabras clave : Salas de aula; porfiriato; espaço arquitetônico; corpo infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )