SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DISPOSITIVOS DE FORMACIÓN EN CURSOS DE LICENCIATURA: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS BRASILEÑAS A LA LUZ DE LA LITERATURA FRANCÓFONA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ELISANGELA DA SILVA, BERNADO  y  KATIA, VASCONCELLOS. SER PROFESSOR, UMA CONSTRUÇÃO EM TRÊS ATOS: FORMAÇÃO, INDUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32800.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832800.

O artigo pretende refletir acerca da construção profissional do professor em três momentos, a saber: a formação inicial, a indução nos primeiros anos de exercício profissional e o desenvolvimento por meio da formação contínua. Tais marcos têm repetidamente orientado o percurso da construção da nossa identidade docente. Desse modo, o que apresentaremos é um entretecer de pesquisas realizadas no âmbito da nossa formação em três reflexões, sendo elas: um diálogo sobre a formação inicial docente no Brasil e em Portugal; uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a indução na profissão docente e uma reflexão sobre a Formação Contínua de Professores em uma escola de tempo integral. Para a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), apoiamo-nos em teóricos como: Nóvoa (1992; 2019); Huberman (2013), Tardif (2000) e Gatti (2010). A pesquisa é de cunho qualitativo e se insere no paradigma interpretativo que apresenta, dentre outras funções primárias, a identificação de conceitos por meio de um grupo de questões teóricas e metodológicas emergentes do processo de investigação. Para o desenvolvimento metodológico, utilizamos diferentes recursos, dentre os quais destacamos: as técnicas de análise documental, a organização de um protocolo que sintetiza os principais argumentos dos teóricos em seus textos e trouxemos à discussão os resultados oriundos da RSL. Como achados da pesquisa, destacamos a necessidade de uma estruturação de tempos e espaços para que aconteçam os encontros formativos, a fim de criarmos momentos de troca que apresentem significados teóricos e práticos na reflexão individual e coletiva do professor.

Palabras clave : Formação Docente; Entrada Profissional; Formação Continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )