SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DISPOSITIVOS DE FORMACIÓN EN CURSOS DE LICENCIATURA: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS BRASILEÑAS A LA LUZ DE LA LITERATURA FRANCÓFONALA PRÁCTICA DOCENTE EN EL AREA DE HISTORIA EN TIEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPCIONES DE LOS LICENCIANDOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CORREA, CINTIA CHUNG MARQUES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TECENDO DIÁLOGOS, MEDIANDO A APRENDIZAGEM. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e29817.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469829817.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa por meio da qual estudamos a articulação entre as instituições responsáveis pela formação de professores: a universidade e a escola. Entendemos que os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizadas mediante atividades diretamente relacionadas aos contextos escolares e implicam na articulação entre a universidade e as escolas. Desta forma, buscamos compreender a percepção dos professores como co-formadores dos futuros professores e dos alunos como agentes partícipes das ações pedagógicas, sob a orientação do professor da universidade. Escolhemos como campo de pesquisa uma escola municipal da cidade de Petrópolis/RJ, considerada de prestígio por desenvolver práticas pedagógicas que se destacam. A fundamentação versou sobre as reflexões de Lüdke (2013) e Pimenta (2019) acerca do estágio nos cursos de formação de professores e a articulação entre as instituições envolvidas no processo. As ideias das autoras foram confrontadas com o discurso de professores e alunos coletados com o auxílio de entrevistas e observação in loco. A partir da abordagem qualitativa, para a realização dessa pesquisa, utilizamos como método de investigação o estudo de caso. Diante dos dados obtidos, concluímos que o estágio ocupa espaço fundamental para o encaminhamento do futuro profissional à formação prática e que a articulação entre universidade e escola se faz necessária para que os docentes do campo de estágio se percebam como co-formadores dos futuros professores e estes, como sujeitos ativos intermediados por profissionais mais experientes.

Palabras clave : Estagiário; Formação de professores; Prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )