SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS/ASAPOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BRAGANCA, INÊS FERREIRA DE SOUZA. FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32746.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832746.

O presente artigo socializa pesquisa que teve como objetivo refletir sobre concepções e práticas de formação docente, tematizando possíveis contribuições das narrativas (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial de professoras/es, desenvolvida no curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo, e da formação continuada, no contexto de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da região metropolitana, no qual se insere a referida instituição. Foram levantadas as seguintes questões: como se delineiam concepções e práticas de formação inicial e continuada de professoras/es nos contextos de desenvolvimento da pesquisa? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas em processos de formação inicial e continuada? O referencial teórico-metodológico foi tecido no diálogo entre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e os estudos nosdoscom os cotidianos escolares, em um caminho que incluiu um inventário das práticas, memórias e políticas da formação de professoras/es, nos contextos de realização da pesquisa, e desenvolvimento de práticas de formação, ancoradas na abordagem narrativa (auto)biográfica em turmas de estágio supervisionado e nas escolas envolvidas. O desenvolvimento da pesquisaformação reafirma a potência da produção de saberes que se dá, no encontro e no diálogo, entre universidade e escola, bem como o papel das narrativas (auto)biográficas na mediação de um caminho reflexivo de partilha e construção coletiva do conhecimento pedagógico.

Palavras-chave : Formação inicial; formação continuada; curso de Pedagogia; narrativas; pesquisa (auto)biográfica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )