SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICASEXPERIÊNCIAS DE NOVOS PROFESSORES NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

RABELO, AMANDA OLIVEIRA  e  MONTEIRO, ANA MARIA. APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32723.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832723.

O objetivo da presente pesquisa é analisar a ação de indução profissional em docentes recém-formados, com foco no diálogo entre instituição de formação e escola, relacionando a ação com os seus resultados. Abordagens quantitativas, qualitativas e narrativas foram usadas para investigar docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil que participam de um programa que auxilia a indução profissional de professores recém formados, a saber: o programa piloto Residência Docente do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro/Brasil. Analisamos o impacto desse Programa na indução profissional por meio da aplicação de questionários e entrevistas focados: Investigou-se particularmente as dificuldades encontradas durante a prática pedagógica; o papel dos professores orientadores regentes (da escola básica, do Colégio Pedro II) e dos supervisores docentes do Programa e a influência deste no início da atuação profissional e nos locais onde trabalham. Por fim, esta investigação visa dar visibilidade a políticas de apoio a professores iniciantes para que possam se desenvolver profissionalmente e, até mesmo, diminuir sua desmotivação e o eventual abandono da docência, bem como contribuir para ampliar as poucas experiências existentes nessa área, no Brasil.

Palavras-chave : indução profissional docente; professores iniciantes; formação de professores; profissão de docente; residência docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )