SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37APOYO AL PROFESORADO EN EL INICIO DE CARRERA: IMPACTOS EN LA INDUCCIÓN PROFESIONAL DEL PROGRAMA RESIDENCIA DOCENTE DEL COLEGIO PEDRO IIMODALIDADES DE SUPERVISIÓN Y COLABORACIÓN EN LAS ESCUELAS PORTUGUESAS: DISCURSOS Y PRÁCTICAS DE LOS PROFESORES EN EL CONTEXTO DE LA FORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SHANKS, RACHEL. EXPERIÊNCIAS DE NOVOS PROFESSORES NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e33115.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469833115.

Passar da formação inicial de professores para a docência pode ser difícil. Na Escócia, garante-se um ano de indução àqueles que atendem ao Padrão para Registro Provisório de Professor, o que ajuda na transição da condição de aluno para a de professor, com base na oferta de um orientador/mentor de indução e de uma carga de ensino reduzida. No entanto, após o ano de indução, a tutoria e a redução da carga de ensino cessam e não há uma assistência específica organizada, em nível de autoridade nacional ou local, para professores em início de carreira. Este artigo relata os problemas enfrentados por professores em início de carreira durante a transição de professores do ano de indução para aqueles totalmente registrados na Escócia. Durante um estudo de métodos mistos conduzido com professores do ano de indução na Escócia por dois anos, quatro participantes foram entrevistados após o primeiro ano de ensino (o qual corresponde ao primeiro ano como professor totalmente registrado). Em entrevistas semiestruturadas, os professores foram questionados sobre suas necessidades de aprendizagem e apoio profissional. Os participantes destacaram questões relacionadas à mudança de escola, ao trabalho como professor substituto, ao aprendizado através de observações, ao apoio dos colegas, ao relacionamento com os alunos e à carreira futura. A pesquisa mostra a necessidade contínua de fornecer apoio a professores em início de carreira para além do ano de indução.

Palabras clave : aprendizagem no início da carreira; indução docente; aprendizagem profissional do professor; retenção de professores; suporte ao ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )